EPMA

EPMA

EPMA* (Enterprise Process Management Approach) é uma metodologia destinada a possibilitar o desenvolvimento da gestão dos processos empresarias. É uma técnica sistemática que, focada no gerenciamento das atividades relacionadas aos produtos e serviços de uma empresa, busca definir formas de incremento do valor percebido pelo cliente e, conseqüentemente, do lucro da empresa ao oferecer este acréscimo de valor, através da busca da melhoria contínua dos processos operacionais, da diminuição ou eliminação de alocações indevidas de recursos e da adequada interpretação dos relacionamentos inerentes ao processo do negócio, inclusive em seus aspectos estratégicos.

A EPMA* foi desenvolvida com base nas diversas fundamentações teóricas existentes sobre o assunto (Qualidade Total, Six Sigma, Business Process Improvement, Business Process Reengineering, Activity-Based Costing, Activity-Based Management, Kaizen e outros), procurando congregar os pontos fortes e relevantes de cada uma delas com a experiência prática desenvolvida pela Estratege, buscando estruturar uma série de etapas que devem ser seguidas por uma empresa para a implementação de um projeto de gestão e melhoria contínua de processos de negócio.

A Metodologia EPMA* possibilita a empresa responder às seis questões básicas: quem, quando, onde, porque, como e o quê. Os relacionamentos dos modelos que representam a empresa e seus processos habilitam o entendimento de todas estas variáveis.

Algumas das vantagens competitivas e benefícios que uma organização pode alcançar com a implantação da Metodologia EPMA*:

* O banco de dados de atividades desenvolvido para a gestão dos processos possibilita a implantação do custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing – ABC);

* A documentação gerada pode ser utilizada para estruturação de sistemas de gerenciamento de riscos, controle interno (compliance) e a certificação ISO;

* otimização dos processos e, conseqüentemente, dos recursos consumidos;

* administração das deficiências considerando aquelas que podem ser eliminadas com baixo esforço e aquelas que só podem ser eliminadas com ações mais estruturadas;

* determinação de padrões de comparação e análise de oportunidades – benchmarking;

* preparação da empresa para crescer e absorver novas atividades com base em um novo modelo de gerenciamento;

* base para simulação de variáveis e análises de impacto;

* instrumento para estudo de viabilidade de novos projetos;

* instrumento para viabilizar o desenvolvimento de aplicativos para empresa, uma vez que a especificação das necessidades do negócio se torna mais clara;

* divulgação corporativa de funções e atribuições;

* visão sistêmica da empresa;

* visão da cadeia cliente-fornecedor, interna e externa à empresa, possibilitando o gerenciamento da cadeia de suprimento (Supply Chain Management);

* base para desenvolvimento de um sistema de gestão de conhecimento e capital intelectual da empresa (Knowledge Management – KM);

* instrumento para decisões acerca de automatização de processos, terceirização, etc.

* base para desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico, utilizando os moldes de um Balanced Scorecard.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EPMA*

A Metodologia EPMA* consiste basicamente das seguintes etapas:

1. Planejamento

a. Definição do Escopo do Projeto

b. Definição dos Objetivos do Projeto

c. Definição da Equipe de Trabalho

d. Definição de Responsabilidades

e. Planejamento dos Trabalhos

f. Treinamento da Equipe

g. Divulgação Corporativa

2. Levantamento do Processo

a. Definição dos Objetivos do Processo

b. Identificação dos Fatores Críticos

c. Definição das Fronteiras do Processo

d. Identificação do Macro-fluxo do Processo

e. Mapeamento do Processo

f. Documentação do Processo

3. Ajuste do Processo

a. Identificação dos Pontos de Controle

b. Identificação de Oportunidades de Melhoria

c. Definição de Indicadores de Performance

d. Análise da Cadeia de Valor

e. Simulação de Cenários

f. Implementação da Solução

4. Acompanhamento e Controle

a. Definição do Sistema de Acompanhamento

b. Controle dos Resultados

c. Avaliação das Mudanças

d. Ajustes para Melhoria Contínua

A cultura implantada na empresa quando do desenvolvimento de um projeto baseado na Metodologia EPMA* gera um exercício contínuo de busca da melhoria dos processos. A partir deste momento as etapas descritas se sucedem de acordo com as necessidades geradas pelas oportunidades identificadas.

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